Você gosta de frutas nas comidas salgadas?
Tá aí um dos assuntos mais polêmico e mais falados na época das festas de fim de ano.
Maçã na maionese, abacaxi no tender e uva passa no arroz são apenas alguns dos exemplos que podem causar a discórdia na hora da ceia! :)
Brincadeiras à parte, é bem verdade que nessa época a maioria das famílias resolvem “inovar” e adicionar algumas frutas nos pratos salgados, o que acaba gerando as mais calorosas discussões entre os que adoram e o que odeiam a mistura do doce da fruta com o salgado da comida.
Veja, a ideia é ótima e se bem usada a combinação pode ser incrível, acredite em mim! Mas o problema é que todo mundo acaba fazendo mais do mesmo e não realmente inovando, entende?
A verdade é que essas combinações já estão muito batidas e está na hora dessa história mudar! Hoje eu te conto como usar e abusar das frutas nas comidas de uma forma simples e realmente deliciosa para você fazer sucesso com sua ceia diferentona!
Mas, antes disso, quero desvendar o mistério do por que só resolvemos usar frutas nos pratos salgados na época do Natal.
A história remonta à antiga época romana em que as celebrações do solstício de inverno eram das mais importantes para Roma. Nas mais altas classes romanas, frutas secas eram servidas em abundância nas festas e serviam até mesmo de presente entre os ricos. Alguns chegavam a banhar frutas em ouro para presentear e provar seu status com muita elegância.
É claro que a tradição tinha toda uma simbologia por trás e o fato de colocar muitas e muitas frutas nas mesas tinha como objetivo demonstrar a riqueza e a prosperidade, afastando a pobreza e a miséria de sua vida.
Frutas frescas eram servidas em grandes bandejas douradas e frutas secas eram espalhadas nas mesas e praticamente compunham a decoração das festas.
Você pode estar se perguntando “tá, mas o que isso tem a ver com as festas de fim de ano?”.
Pois bem, é que as comemorações de solstício de inverno aconteciam entre os dias 22 e 25 de dezembro, justamente na época em que celebramos o Natal.
A tradição então de se usar e consumir frutas nas celebrações do solstício de inverno acabaram sendo vinculadas à festa do Natal e é por isso que as mais variadas frutinhas são adicionadas aos pratos de Natal de Ano Novo até os dias de hoje.
As celebrações de fim de ano - Natal e Ano Novo - são festas tradicionais comemoradas por todos ao redor do mundo.
Já sabemos bastante sobre a comemoração do Natal, mas você já parou para pensar por que celebramos o Ano Novo no dia 31 de dezembro?
Primeiro, precisamos entender nosso calendário. O calendário é um sistema de medida de tempo importantíssimo e essencial para a vida civil. Nele, a divisão é feita em dias, meses e anos e tem como base os movimentos da Terra e aparições do Sol e da Lua. A medição de um ano se baseia em uma rotação da Terra em torno do Sol. Um ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45,5 segundos. Já a duração dos meses é de, aproximadamente, uma duodécima parte de um ano, ou seja, de 28 a 31 dias, e é ajustada em 12 meses.
O calendário romano original contava com 10 meses e 304 dias no ano, que começava em março. Os meses de janeiro e fevereiro foram introduzidos posteriormente. Esse calendário era mais trabalhoso pois a contagem dos dias era feita de trás para frente, seguindo três datas padrões. Foi em 45 a.C. que Caio Júlio César decidiu usar um calendário mais prático e estritamente solar, como conhecemos hoje, com 365 dias em um ano normal e 366 dias em um ano bissexto. E foi o Papa Gregório XIII que instituiu esse calendário, hoje válido em praticamente todo o mundo ocidental e em partes da Ásia.
Bom, é porque seguimos esse último calendário que comemoramos a virada no ano no dia 31 de dezembro. Estudos indicam que este ritual é um dos mais importantes para todas as pessoas ao redor do mundo.
Comemorar o novo ano tem o poder e a simbologia de fechar e iniciar novos ciclos. A maioria das pessoas tem a necessidade interna de rever pontos positivos e negativos do ano que passou e com isso, fazer uma reflexão para mudar o que achar necessário para o próximo ano.
O mais interessante é que na comemoração do Ano Novo todo mundo participa e todo mundo sente esse clima de reflexão e mudança. São tantas pessoas ao redor do mundo vibrando e desejando um novo ciclo de calendário melhor, que qualquer pessoa acaba sendo “pega” também por essa sensação e esses desejos de um ótimo ano novo.
E agora eu te pergunto, por que não aproveitar todas essas tradições e simbologias para criar uma Ceia de Ano Novo diferente?
Isso mesmo, manter a tradição das frutas que vem das festas do solstício de inverno e deixar com que elas tragam muita alegria, esperança e prosperidade para a sua mesa e o seu próximo ano de maneira muito elegante e deliciosa!
Como disse, não é porque você vai aderir à onda da fruta na comida que deve fazer mais do mesmo na sua ceia hein?
A ideia é justamente inovar e fazer pratos incríveis que realmente combinem com o uso das frutas.
Na hora de combinar doce e salgado, fruta na comida, azedo e doce e quaisquer outras combinações diferenciadas, é essencial que você pense na complementação de um com o outro. Por exemplo, de nada adianta preparar uma carne intensa e saborosa e usar um molho de frutas cítricas e marcantes. As duas coisas irão “brigar” na boca, uma tentará chamar mais atenção que a outra e o prato será anulado.
Ao contrário disso, imagine um salmão, delicado e leve, servido com um molho de maracujá, intenso, cítrico e marcante. A combinação parece perfeita, não é mesmo?
E é seguindo essa mesma linha de raciocínio que você deve preparar seus pratos quando o assunto é combinar fruta e comida. Seja para a ceia de Ano Novo, seja para seus pratos do dia a dia.
Mas é claro que existem uma regrinha que vou te ensinar hoje que nunca falha. Para facilitar a sua vida, vou te contar a combinação infalível de fruta com comida salgada: FRUTA E FRUTOS DO MAR!
A mistura é tão certeira que até o nome combina :)
Os peixes e frutos do mar costumam ser leves e com sabor suave e é justamente por esse motivo que as frutas caem perfeitamente bem com esses pratos.
Escolhi o Espeto de Camarão com Abacaxi para para trazer prosperidade para a minha Ceia de Ano Novo e o resultado não poderia ser mais saboroso!
Não deixei de lado a tradição das frutas nas comidas de fim de ano mas inovei saindo dos pratos tradicionais para juntar um fruto do mar com uma fruta cítrica para um prato totalmente diferente, refrescante e saboroso.
E para deixar a minha Ceia de Ano Novo ainda mais charmosa, usei a Coleção Sea Life da Michel Design Works que conta com uma estampa linda de fundo do mar para servir minha receita especial.
A Michel é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade que possui produtos de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.
Escolhi a Bandeja Oval para servir meus espetos e completei com os pratos de jantar e de lanche, todos da Coleção Sea Life, para uma mesa elegante, sofisticada e linda para uma Ceia de Ano Novo!
E agora que você já sabe o por que usamos frutas nas comidas de fim de ano e ainda aprendeu a regra infalível para a melhor combinação desses ingredientes, anote a receita e se prepare para surpreender seus convidados na noite de Ano Novo.
INGREDIENTES
200g de camarões
½ abacaxi
½ cebola roxa
Sal
Pimenta
Manteiga
Salsinha
MODO DE PREPARO
Limpe os camarões, corte o abacaxi e a cebola em cubos médios e reserve os espetos.
Monte-os intercalando um camarão, um pedaço de abacaxi e um pedaço de cebola roxa. Quando finalizar, esquente uma colher de sopa de manteiga em uma grelha e doure os espetos, lembrando de virá-los para dourarem dos dois lados.
Sirva-os na bandeja finalizando com salsinha, sal e pimenta.
RENDIMENTO
15 porções
DICA
Utilizei a cebola roxa para um toque de cor e sabor especial, você pode aproveitar outros ingredientes como pimentões, tomates ou kiwis para criar versões especiais para sua ceia.
Para conhecer outras linhas da Michel Design Works clique aqui.
Essas dicas foram preparadas pela chef Bruna Calderon especialmente para a Anova Trade.
Veja essa e outras receitas da Bruna clicando aqui.