Esse conteúdo foi criado pela chef Bruna Calderon especialmente para a Anova Trade.
Quem acompanha as receitas por aqui já percebeu que sempre tento manter uma alimentação saudável, mas sem exageros.
Acredito que tudo na vida precisa de equilíbrio e a alimentação não ia ficar de fora dessa regra.
Por aqui faço receitas fit, mas também adoro receitas fat e tento equilibrar tudo com muita praticidade. De nada adianta preparar uma receita leve que não tem nenhum sabor, não é mesmo?
Pois bem, uma das coisas que mais me ajudam na hora de manter esse equilíbrio é a troca de alguns ingredientes que fazem toda a diferença no resultado final da receita.
Ao invés de usar a farinha de trigo comum para o preparo da receita, substituo-a por farinha de arroz, deixando o prato muito mais leve.
Retiro o açúcar da receita e o substituo por xylitol, um adoçante natural que faz exatamente o mesmo efeito adoçando o prato com muito menos calorias.
Esses são apenas alguns dos exemplos de substituições que faço por aqui para manter um cardápio de receitas prazeroso, nutritivo e leve no dia a dia.
Um outro exemplo de algo que já troquei há muito tempo aqui em casa é o chocolate em pó pelo cacau.
Com a explosão do mundo fitness o cacau ganhou espaço e passou a ser utilizado em praticamente todas as receitas desse universo, mas apesar de ter ficado famoso pouca gente seus verdadeiros benefícios e propriedades.
O cacau é um fruto do cacaueiro, uma árvore perenefólia pertencente à família da Malvaceae e originária da Bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. Em ambientes de grandes florestas essa árvore pode atingir até 20 metros de altura.
O cacau é a principal matéria prima para o chocolate, feito a partir de sua torra e moagem das amêndoas secas em processo que pode ser feito de forma industrial ou caseiro.
Era considerado pela civilização maia um alimento sagrado e era ofertado aos deuses daquela civilização. Mas nessa época não se fazia do cacau o nosso conhecido chocolate e sim uma bebida de sabor amargo e apimentado que muitas vezes era servida junto com o café.
No Brasil o cacau foi cultivado primeiramente na Amazônia, passou para o Pará até chegar na Bahia, onde melhor se adaptou ao clima, solo e ambiente marinho. A Bahia é o maior produtor de cacau do Brasil, representando 95% da produção do país. Mesmo com essa grande produção, o Brasil ocupa apenas o quinto lugar na produção de cacau do mundo, sendo a Costa do Marfim o maior produtor, com aproximadamente 41% do mercado global.
Dito isso, chegamos ao que realmente nos interessa. Afinal de contas, quais os benefícios de se consumir o cacau? Vamos lá:
1. O cacau lidera a lista de alimentos com maior teor de antioxidantes, ganhando inclusive do vinho tinto e do chá verde;
2. Possui uma substância chamada fenetilamina, que age em nosso cérebro melhorando nosso humor. Além disso, o cacau aumenta a endorfina e por isso nos sentimos bem e consequentemente, mais felizes;
3. Ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, além de minimizar os riscos de formação de coágulos;
4. Previne o envelhecimento precoce, inclusive por exposição ao sol;
5. Auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo;
6. Possui cromo, manganês e cobre, poderosos agentes benéficos do sangue;
7. Ajuda a controlar a ansiedade;
8. O cacau possui flavonóides que possuem funções vasodilatadoras que fazem com que o ingrediente possua ação anti-inflamatória;
9. As catequinas encontradas no cacau fazem com que uma das enzimas responsáveis pela elevação da pressão seja inibida e por isso ajuda no controle da pressão arterial;
10. Possui infinitas calorias a menos se comparado com o chocolate em pó. Para se ter uma ideia, 1 colher de sopa de cacau em pó tem algo em torno de 12 calorias enquanto que a mesma medida de chocolate em pó atinge o número de quase 40 calorias.
Por esses motivos escolhi esse ingrediente para ser a estrela principal da minha receita de hoje! Um delicioso BOLO DE CACAU COM BRIGADEIRO tão fofinho e macio que vai fazer você mudar de ideia e também trocar chocolate por cacau aí em sua casa!
Decidi preparar um bolo recheado com o brigadeiro e para combinar com o belo resultado final, usei a coleção Bird Song da Michel Design Works para o serviço do bolo.
A coleção Bird Song é repleta de beija-flores, pássaros e flores que deixam os produtos coloridos e alegres com sofisticação e elegância. A coleção conta com guardanapos, bandeja, luva e pega prato quente e ainda trilho de mesa e pratos, itens escolhidos para a minha mesa de hoje.
Para ver mais itens da coleção Bird Song, clique aqui.
A Michel Design Works é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade e os produtos são de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.
Como o bolo de cacau é escuro, os produtos da Michel trouxeram um toque colorido todo especial e mudaram por completo a apresentação final da receita!
INGREDIENTES
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar mascavo
- ½ xícara de cacau em pó
- 1 ovo
- ½ xícara de óleo
- 1 xícara de leite
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 100 gr de chocolate em barra meio amargo
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 caixinha de creme de leite
MODO DE PREPARO
No liquidificador ou no mixer coloque o leite, o óleo e o ovo e bata. Em seguida acrescente o trigo, o açúcar, o cacau, o fermento e bata novamente.
Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com o cacau e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos ou até o palito de dente sair limpo.
Enquanto isso prepare o brigadeiro derretendo o chocolate em banho maria ou no microondas de 30 em 30 segundos. Coloque o chocolate derretido em uma panela pequena, adicione o azeite e o creme de leite e misture em fogo baixo até engrossar. Reserve.
Com ajuda de um aro corte dois pedaços iguais do bolo. Coloque o acetato em volta de um dos pedaços de bolo e feche com uma fita.
Adicione o brigadeiro e coloque o outro pedaço de bolo por cima.
Leve para o congelador por alguns minutos para firmar, algo em torno de 10 minutos.
Retire o acetato, enfeite com brigadeiros enrolados, polvilhe cacau e está pronto.
RENDIMENTO
4 porções
DICAS
A manteiga deixa um toque oleoso demais no brigadeiro e por isso sempre a troco por azeite. O sabor não é alterado e a consistência fica idêntica.
Se quiser um bolo ainda mais leve troque a farinha de trigo por farinha de arroz.
Para ver mais detalhes dessa e de outras receitas, acesse o blog da Bruna Calderon clicando aqui.