O Natal está aí batendo na sua porta e você ainda não sabe o que preparar para a Ceia?
Então pode ficar tranquilo que hoje estou aqui para mais uma receita prática e deliciosa para facilitar o seu planejamento de fim de ano!
Como te contei no post Sangria Natalina, um dos fatores mais importantes de uma Ceia bem sucedida é o uso de ingredientes e itens que remetam ao Natal.
Sim, acredite se quiser, a referência às vezes é mais importante do que o próprio conteúdo.
Vou te explicar.
Por exemplo, no drink super especial que te ensinei usamos diversos ingredientes para o preparo de uma Sangria. E o que se destaca aos olhos assim que você vê o drink? A romã. A romã é a fruta mais característica do Natal e é praticamente impossível preparar uma ceia sem usá-la. Para conhecer toda a história por trás da tradição do uso da romã nesse dia, clique aqui para ver o post.
Pois bem, a receita de hoje é do prato principal de nossa ceia e adivinhe só? É claro que leva romã também! Logo mais você poderá ver o modo de preparo desta receita, mas o que quero te falar antes é justamente a importância da maior quantidade possível de referências natalinas em sua ceia.
Você pode estar se perguntando “certo, já vamos usar a romã, basta, não?”.
Evidente que não!
A Ceia de Natal é um momento especial e esperado ansiosamente por adultos e crianças. É uma oportunidade única de estarmos com nossa família e com nossos amigos e todo cuidado com a preparação de uma linda noite é muito bem vindo.
Portanto, hoje além de te ajudar a preparar uma receita incrível e deliciosa usando ingredientes típicos da época, também vou te mostrar o quanto a decoração e os itens de serviço podem fazer a diferença na sua Noite!
Veja essa foto e me conte, em que você pensa imediatamente?
Natal, não é?
Pois bem, a ligação da poinsettia com esta época vem de outros carnavais… ou melhor, outros Natais!
A planta que ganha os mais variados nomes como bico de papagaio, rabo de arara e flor de natal é originária do México e por lá seu crescimento é espontâneo, sendo de fácil cultivo e cuidado.
E mesmo com tantos nomes, poinsettia é o mais comum no mundo todo e isso se deve pois foi assim que a planta foi batizada na cultura popular. O nome vem de Joel Roberts Poinsett, o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México. Joel se encantou com a planta logo que começou a morar no país e decidiu cultivar alguns exemplares em sua estufa de casa. As plantas cresceram com facilidade e logo ele passou a distribuir mudas para seus amigos. Entre eles estava John Bartram. John, por sua vez, decidiu repassar uma das mudas para outro amigo, Robert Buist, dono de viveiro que cultivou e passou a vender a planta com o nome de “euphorbia poinsettia”, juntando o gênero da planta e o sobrenome de Joel.
Seu nome científico é euphorbia pulcherrima que significa “a mais bela das eufórbias”, sendo que eufórbia é o gênero do qual a planta faz parte.
Muita gente acredita que as folhas vermelhas são as flores da planta e, acredite se quiser, não são. Toda a parte vermelha da planta é uma estrutura de proteção da verdadeira flor, muito pequena, amarela e localizada bem no centro das folhas.
Até o século XVII a planta era exclusivamente usada para a produção de tintas para cosméticos e tingimento de roupas, além de medicamentos naturais com sua seiva.
Foi então que frades franciscanos começaram a usar essas plantas nas procissões em que comemoravam o Natal, chamadas de “Festa de Santa Pesebre”. Não demorou muito para que as pessoas ligam-se a poinsettia com o Natal e a planta se transformasse em um dos maiores símbolos natalinos no mundo todo.
Você pensou que acabou por aí?
É claro que não.
Assim que a planta passou a ser vinculada com o Natal, uma série de lendas tomaram conta de sua história e são passadas de geração em geração por muitas famílias até hoje.
A mais famosa conta que uma menina de origem pobre chamada Pepita não sabia o que oferecer ao menino Jesus na missão de Natal. Contando que estava triste ao seu primo Pedro que a acompanhava até a igreja, ouviu dele que a importância estava no tanto de amor colocado ao presente e não nele em si.
Convencida disso, Pepita recolhe algumas plantas no caminho. Chegando à igreja e vendo tantas belas ofertas, ela chora triste por levar consigo apenas algumas flores. Ainda assim, oferece ao menino Jesus no altar e imediatamente vê suas flores pálidas tomando uma cor vermelha brilhante que encanta à todos na igreja. Desde então, conta-se que essa planta nasce no México cada vez que a lágrima de uma criança cai ao chão.
Histórias e lendas à parte, fato é que a poinsettia já conquistou o seu lugar em nossas noites de Natal!
Como falei no início, uma das coisas que mais fazem essa noite ser especial é o ambiente repleto de amor, carinho e referências natalinas. Você já sabe como preparar uma Sangria e logo mais aprenderá como preparar seu prato principal usando ingredientes típicos da época.
E agora, vem o “gran finale”.
Aquele último toque que faz toda a diferença em sua noite: a montagem de sua mesa!
De nada adianta você preparar a bebida e a comida com todo amor e não se preocupar com os utensílios, talheres e louças que irão compor sua mesa posta natalina.
Certamente essa é uma das noites de jantar mais importantes de seu ano e por que não prepará-la com muito charme?
Para minha Noite de Natal ficar ainda mais linda e especial, escolhi a Coleção Christmas da Michel Design Works e o resultado não poderia ser mais encantador:
A Michel, marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade, conta com produtos de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.
E o mais bacana é que você pode mesclar produtos da Coleção Christmas pois todos os itens são lindos e super harmônicos entre si. Escolhi o Trilho de Mesa da Coleção Tannenbaum com ciprestes e pinhas para enfeitar minha mesa e usei os Pratos e Guardanapos da Coleção Poinsettia que, adivinhe só? É repleta de estampas dessa planta tão característica do Natal!
Para finalizar, velas em tons verdes e vermelhos, também da Michel, e uma receita prática e deliciosa. A Ceia mais encantadora que você verá neste Natal está pronta!
Aproveite todas essas dicas para finalizar o planejamento da sua noite de Natal e eu estarei aqui esperando a foto da sua Ceia, combinado?
INGREDIENTES
Pedaços de frango com pele
1 limão
1 cabeça de alho
Ramos de alecrim
1 romã
Azeite
Sal
Pimenta
Cúrcuma
MODO DE PREPARO
Deixe os pedaços de frango marinando no suco do limão e temperados com sal e pimenta por 1 hora.
Em seguida transfira o frango para o refratário em que irá cozinhar e servir seu prato. Coloque aproximadamente duas colheres de sopa de cúrcuma por cima, o importante é cobrir todos os pedaços ok?
Regue com azeite, adicione as sementes de romã e os ramos de alecrim. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 40 minutos.
RENDIMENTO
4 porções
DICA
Quanto mais tempo você tiver para deixar seu frango marinando, melhor. Se quiser, faça pequeno cortes usando a ponta de uma faca nos pedaços do frango para a marinada pegar ainda mais.
Para ver toda as coleções da Michel Design Works e outros produtos da Anova Trade, clique aqui.
Essas dicas foram preparadas pela chef Bruna Calderon especialmente para a Anova Trade.
Veja essa e outras receitas da Bruna clicando aqui.