Mais uma receita inspiradora da chef Bruna Calderon, usando os produtos de mesa posta da Michel Design Works. Confira!
Sabe aquela paisagem perfeita de tirar o fôlego? Aquela que emociona e faz a gente achar que está dentro de um sonho?
Para mim essa paisagem perfeita é a vista de um campo de lavanda.
Poucas coisas no mundo me encantam mais do que a bela paisagem formada pelas longas fileiras coloridas de verde e roxo das flores desta planta.
A lavanda é uma planta do gênero lavandula, pequenos arbustos com muitas variações de espécies que podem ser usadas para diversos fins, desde medicinais até ornamentais e decorativos.
Hoje em dia os maiores produtores de lavanda do mundo são Bulgária, França, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia, mas a planta é encontrada de forma nativa apenas nas Canárias, África, sul da Europa, Arábia e Índia.
A lavanda é sinônimo de bem estar, saúde e beleza desde a Grécia Antiga em que era utilizada como planta purificadora de ambientes. Até hoje carrega diversas atribuições naturais como neutralizante de energias negativas e potencializadora de sorte e prosperidade.
Seja superstição ou não, fato é que a lavanda possui diversos benefícios para o nosso dia a dia que podem nos ajudar a equilibrar nosso ambiente de trabalho, acalmar as energias quando chegamos em casa ou apenas melhorar nosso bem estar.
Dentre os inúmeros benefícios da lavanda estão:
1. Calmante. As propriedades da lavanda ajudam a baixar a pressão arterial fazendo com que a função cardíaca melhore e seu corpo e mente fiquem relaxados e tranquilos.
2. Ajuda na melhoria do sono. A lavanda equilibra o sistema nervoso induzindo o relaxamento e o sono, combinação perfeita para os dias agitados em que não conseguimos desligar a mente.
3. Antisséptico. O óleo de lavanda é poderoso e funciona como um antisséptico natural para limpeza de feridas, queimaduras leves e até picadas de inseto.
4. Perfume natural. O aroma da lavanda é aromático e suave. Sua essência funciona como um maravilhoso aromatizador natural que além de perfumar trará tranquilidade e calma para sua casa.
5. Uso na gastronomia. Ainda pouquíssimo explorada, a lavanda pode ser utilizada como erva, tempero ou aromatizante na culinária tanto em sua forma de essência quanto as próprias flores e folhas, frescas ou secas.
A primeira vez que experimentei a lavanda na culinária foi em um prato temperado com ervas de Provence, região da França repleta de campos da planta. A explosão de sabor e aroma foi tão intensa que aquela sensação ficou marcada para sempre em minha memória gastronômica e desde então sempre que acho plantas frescas de lavanda, corro preparar alguma receita especial utilizando-a.
Dia desses achei um pé de lavanda em uma loja de flores e plantas orgânicas e não pensei duas vezes! Comprei sem mesmo ter alguma receita em mente. Queria algo especial e que de alguma maneira me remetesse aos deliciosos e cheirosos campos de lavanda da minha paisagem perfeita.
De repente me lembrei de uma sobremesa típica de Piemonte e tudo fez sentido. Piemonte é uma região situada no norte da Itália repleta de vinhedos, fortalezas, castelos medievais e adivinhe só? Plantações de lavanda!
Aproveitei a referência então para preparar um doce típico da região e que começou a conquistar os corações brasileiros há pouco tempo. A receita é de uma PANNA COTTA COM CALDA DE LAVANDA.
“Panna cotta” significa literalmente creme de leite cozido e a própria tradução já diz tudo sobre o doce. Um tipo de pudim com base de creme de leite, leite e baunilha cozido e normalmente servido com uma calda. A receita é bastante simples, mas é tão notória que foi até considerada Patrimônio Agroalimentar Tradicional (PAT) de Piemonte.
Para a homenagem à essa tradicional receita da culinária italiana ficar completa escolhi um prato com estampa do meu ingrediente especial de hoje, a lavanda.
Utilizei um dos pratos de lanche da coleção Tuscan Grove da Michel Design Works que é repleta de videiras, uvas, azeitonas, limões sicilianos e os belos e roxos campos de lavanda para compor a minha receita de panna cotta.
A Michel Design Works é uma marca trazida ao Brasil exclusivamente pela Anova Trade e que está sempre presente por aqui para compor minhas receitas com coleções com muita cor, design e bom gosto. Sem falar na qualidade, já que o material dos produtos da marca é de melamina de altíssima excelência, perfeitas para o serviço de alimentos até 65°C e você pode até lavar direto no lava louças.
Para compor a apresentação de minha panna cotta utilizei, além do prato de lanche, o jogo americano e o guardanapo da mesma coleção Tuscan e para o toque final, um ramo da própria flor de lavanda para enfeitar e aromatizar o prato!
Incrível, não é mesmo?! Que tal aproveitar a inspiração e preparar essa receita para um jantar especial para receber a família e os amigos?
INGREDIENTES
Panna Cotta:
- 500 ml de creme de leite fresco
- ½ xícara de leite
- 1 colher de sopa de gelatina incolor e sem sabor
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 4 colheres de açúcar
Calda:
- 4 colheres de mel
- 50 ml de água
- Raspas de 1 limão
- 4 flores de lavanda (a parte roxa)
MODO DE PREPARO
Em uma tigela misture a gelatina nas colheres de água e mexa bem.
Em uma panela coloque o creme de leite, o leite e o açúcar e leve em fogo médio até tudo estar diluído. Retire do fogo e misture a gelatina.
Espere esfriar, coloque a essência de baunilha e misture bem.
Encha pequenos recipientes, podem ser ramenkins ou xícaras e leve para a geladeira por aproximadamente 4 horas.
Para preparar a calda coloque o mel, a água, raspas do limão e as flores de lavanda em uma panela pequena, leve em fogo baixo e mexa bem até engrossar.
Retire a panna cotta da geladeira e sirva com a calda por cima.
RENDIMENTO
4 porções
DICAS
Essa receita é a tradicional, se quiser um toque especial acrescente 1 flor de lavanda durante o cozimento do creme para saborizar a panna cotta por completo.
Para ver essa e outras receitas, acesse o blog da Bruna Calderon.