Há alguns meses preparei uma torta de uva típica da região da Toscana que é chamada de schiacciata com l´uva super simples de fazer e que fez muito sucesso. Você pode ver a receita clicando aqui.
Um dos fatores para esta torta ter feito tanto sucesso certamente foi a maneira como a servi – lindamente posicionada em uma travessa toda desenhada da coleção Tuscan Grove da Michel Design Works.
A coleção é repleta de referências que lembram a região da Toscana na Itália, com uvas, videiras, limões sicilianos e oliveiras, os produtos realmente tem o poder de realçar a beleza de qualquer receita e deixar a mesa incrivelmente colorida, elegante e alegre. Além disso, o material dos produtos da marca é de altíssima qualidade, a melamina da Michel é perfeita para o serviço de alimentos até 65ºC e você pode até lavar direto no lava louças.
Pois bem, eis que fiquei tão inspirada pela coleção Tuscan Grove e pelas receitas italianas que decidi preparar mais uma série de delícias típicas da Itália usando outros itens da Michel, já que a marca trazida com exclusividade ao Brasil pela Anova Trade possui diversos produtos para o serviço à mesa.
Escolhi um prato constantemente ligado à culinária italiana que é também paixão nacional aqui no Brasil.
Quem se arrisca a dar um palpite?
Acertou quem disse – PIZZA!
Sim, a pizza é um dos pratos mais servidos e apreciados em todo o mundo e é praticamente impossível pensar na culinária italiana e não lembrar desses discos de massa cobertos com molho de tomate e os mais variados recheios que nossa mente pode imaginar.
Apesar de termos enraizada a ideia da pizza ser italiana, muitos historiadores acreditam que a origem da pizza tem como base os egípcios e hebreus. Isso porque estudos indicam que esses povos consumiam e produziam pães que levavam os mesmos ingredientes e tinham a mesma preparação que as pizzas há mais de 6000 anos.
Agora, a pizza redonda da forma que conhecemos hoje é sim originária de Nápoles, na Itália. Até algo em torno de 1700 a.C. a pizza era uma mistura de trigo, óleo, gorduras, ervas e queijo. Esse lanchinho chegou a ser bem popular, mas, ainda assim, não atendia a população mais rica.
Isso mudou a partir de um momento específico em que o Rei Humberto e a Rainha Marguerita visitaram a cidade de Nápoles. A rainha solicitou à Raffaele Esposito, pizzaiolo local, que preparasse um prato especial para ocasião e este serviu uma pizza com as cores da bandeira da Itália utilizando queijo mozarela, tomate e manjericão.
Adivinhe só? A rainha se apaixonou tanto pela pizza que o pizzaiolo até batizou o sabor em sua homenagem!
A receita das tradicionais pizzas italianas viajou o mundo junto com os imigrantes e ganhou o gigantesco tamanho que possui hoje, sendo considerado um dos alimentos mais consumidos do mundo.
Mas as curiosidades sobre a pizza não param por aí não! Veja alguns fatos interessantes que rodeiam essa delícia:
- 1. A primeira pizzaria do mundo é datada de 1830 em Nápoles
- 2. A pizza mais cara do mundo é servida em um restaurante de Nova York e é feita de lagosta, caviar, wasabi e creme fresco
- 3. Nova York é a primeira maior cidade consumidora de pizzas do mundo. São Paulo é a segunda
- 4. Você sempre achou que o Pac-Man parecia uma pizza com uma fatia a menos? Você estava certo, a pizza foi a inspiração do designer que o criou em 1980
- 5. Os italiano criaram a maior pizza do mundo. Chamada Ottavia, a pizza mede 40 metros de diâmetro e pode ser cortada em 5 mil pedaços.
Tudo isso chega até a dar fome e bater aquela vontade de pegar o telefone para pedir uma pizza, não é verdade? Mas calma! Hoje irei lhe apresentar um sabor bastante inusitado que vai fazer você mudar de ideia e correr anotar os ingredientes para preparar a sua própria pizza em casa.
Lembra que eu estava comentando que fiquei muito inspirada com a coleção Tuscan Grove que remete à Itália? Pois bem, escolhi um outro ingrediente muito utilizado na culinária italiana e que constantemente é usado nas tradicionais pizzarias romanas.
O ingrediente é a fiori di zucca ou traduzido para o português – a flor de abobrinha.
Isso mesmo, abobrinha tem flor e é comestível.
A abobrinha possui dois tipos de flor, a masculina e a feminina, sendo que as flores da abobrinha feminina possuem a haste curta e são normalmente colhidas junto ao fruto. Já as flores masculinas possuem uma haste longa e um caule fino. As duas flores são comestíveis, mas costumamos achar com mais facilidade as femininas.
O pólen encontrado na flor masculina é essencial e importantíssimo para a flor feminina, já que é necessária a polinização para o bom crescimento dos frutos. Além disso, essa polinização e também a colheita tem hora certa para acontecer, senão frutos e flores correm o risco de murchar e cair.
Mas isso é assunto para o próximo post! Me encantei tanto com a coleção Tuscan Grove e com as flores de abobrinha que decidi preparar dois posts utilizando os mesmos produtos e o mesmo ingrediente para mostrar que é possível preparar mesas e receitas incríveis usando o que temos em casa com muita criatividade!
Anote aqui a receita de PIZZA DE CREAM CHEESE COM FLOR DE ABOBRINHA e continue acompanhando tudo por aqui para não perder a próxima receita!
INGREDIENTES
- 2 xícaras de água morna
- 1 pacotinho de fermento biológico seco (10 gr)
- 4 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de café de açúcar
- 5 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
- Azeite
- Molho de tomate (clique aqui para ver a receita caseira)
- 1 abobrinha
- 300 gr de cream cheese
- 7 flores de abobrinha
- Pimenta
MODO DE PREPARO
A preparação dessa massa e bastante simples, basta misturar a água, o fermento, o óleo, o sal, o açúcar e a farinha de trigo. Misture tudo muito bem até conseguir uma massa que ainda grude um pouquinho na mão.
Deixe descansar por 10 minutos, cobrindo com um pano.
Depois desse tempo, abra a massa com um rolo deixando o centro mais reto e as laterais mais grossas para formas as bordas.
Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Molde as laterais fazendo as bordas, fure com um garfo e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 15 minutos ou até dourar a parte de baixo.
Cubra a massa com o molho de tomate, adicione as rodelas de abobrinha, coloque o cream cheese e finalize com as flores de abobrinha.
Regue com um fio de azeite, sal e pimenta e retorne ao forno por aproximadamente 10 minutos.
RENDIMENTO
8 pedaços
DICAS
Dificilmente você encontrará as flores de abobrinha em supermercados, elas são achadas em lojas de ervas e flores comestíveis, grandes empórios de orgânicos e fazendas com plantações de abobrinha.
Esse conteúdo foi preparado pela chef Bruna Calderon. Para ver essas e outras receitas da Bruna, acesse o blog dela aqui.