Importadora e distribuidora exclusiva das marcas Voluspa, Michel Design Works e Huras Family no Brasil

BLOG

Receitas para o Natal - Tartelete de Frutas Tropicais

A chef Bruna Calderon fala sobre as tradições natalinas em vários países e traz receitas novas para a ceia de Natal. Confira!

 

Fomos dormir depois da ceia em família, acordei e já é Natal novamente! Este ano passou tão rápido que juro que fiquei com esta sensação, você também?

Brincadeira à parte, estamos no início de dezembro e agora está aberta oficialmente a temporada das ceias de fim de ano e com elas, a preocupação de que prato preparar para a tão esperada noite em família.

Sempre achei muito interessante o quanto as tradições e os costumes são importantes nessa época do ano e isso pode ser visto com muita clareza nas mesas das ceias de Natal. Cada país, cada estado, cada cultura e na verdade cada família tem a sua própria tradição já enraizada com decorações, pratos e costumes que não podem faltar neste dia tão especial.

Acredito que é essencial mantermos um pouco das nossas raízes, mas também adoro dar uma pitadinha de inovação quando o assunto é comida e por isso todos os anos procuro fazer receitas diferentes para sair do óbvio!

Bom, como estou aqui para te ajudar, já começo este post te dando duas dicas de receitas incríveis e super diferentes para o Natal. As receitas são de um prato principal e uma sobremesa. São elas:

Prato principal - Filé Mignon Suíno na Mostarda (clique aqui para ver a receita)

Sobremesa - Cinnamon Rolls (clique aqui para ver a receita)

Essas receitas são muito saborosas, fáceis de fazer e o melhor, fogem um pouco dos pratos mais tradicionais já preparados repetidamente ano após ano. Por exemplo, tive a ideia de preparar um filé mignon suíno ao invés dos já velhos conhecidos peru, chester e tender para manter um pouco da tradição de utilizar uma carne de porco, mas também inovar usando novos temperos, aromas e sabores para o preparo do molho.

Já para a sobremesa, escolhi um doce delicioso que tem origem na Suécia e tem até dia especial só para ele chamado “dia do rolinho de canela”. O cinnamon roll, apesar de sueco, é extremamente famoso e apreciado nos Estados Unidos e por lá é muito característico dessa época do ano, presente em praticamente todas as mesas das ceias norte americanas.

Depois de criar essas receitas com base em pratos tradicionais de tantos lugares diferentes, fiquei curiosa para saber que outras curiosidades envolvem a ceia de Natal ao redor do mundo e decidir saber mais a respeito.

Aqui no Brasil a tradição diz que devemos preparar a ceia no dia 24, enfeitar casas, árvores e janelas com pisca-pisca e trocar presentes só depois da meia-noite. Já outros países possuem rituais tão diferentes que alguns até parecem estranhos para nós!

Estados Unidos

EUATalvez o país em que se comemore o Natal da forma mais parecida com a do Brasil, casas, lojas e shoppings norte-americanos ficam repletos de luzes coloridas, velas e guirlandas. As crianças penduram meias perto da lareira acessa, já que por lá é inverno nessa época, esperando a chegada do bom velhinho com os presentes. Os presentes não são abertos na noite de Natal e sim no dia 25 de manhã, assim os pais podem preencher as meias dos filhos com presentes, balas e doces enquanto as crianças dormem, alimentando a imaginação e a brincadeira lúdica envolvendo o Papai Noel.

Um costume tradicional dos Estados Unidos é a reunião de todos os vizinhos na véspera para juntos cantarem as “Christmas Carols” – as famosas Cantigas de Natal – e demonstrarem o espírito de confraternização entre eles.

O prato mais tradicional e que não pode faltar na mesa de uma ceia norte-americana é o peru recheado e acompanhado de frutas tropicais.

Se você estiver pelos Estados Unidos nesse período e quiser dizer “Feliz Natal” diga “Merry Christmas”.

Suécia

 Praticamente todos os suecos param tudo que estão fazendo no dia 24 de dezembro as 15:00 para assistirem um especial da Disney transmitido desde os anos 60 no mesmo dia e mesmo horário. Acredite se quiser, a seleção de desenhos é sempre a mesma com um pequeno acréscimo ao final com trechos de animações mais recentes.

Como a Suécia possui uma forte cultura voltada para folclores nórdicos, além do Papai Noel que conhecemos, eles também acreditam que nessa época outro personagem dá as caras para entregar os presentes. O Tomte é uma espécie de gnomo guardião da floresta e dos jardins que aparece na noite de Natal para aproveitar as sobrinhas de doce deixadas pelas crianças nas varandas e também ajudar na distribuição de presentes natalinos.

Uma das tradições mais importantes para os suecos é a de Santa Lucia que acontece no dia 13 de dezembro. Neste dia as meninas colocam um vestido longo branco, uma faixa vermelha em volta da cintura, uma coroa na cabeça e, acompanhadas de corais, vão à escolas e hospitais cantando músicas natalinas.

Se você estiver na Suécia nesse período e quiser dizer “Feliz Natal” diga “God Jul”.

Rússia

 Talvez o ponto mais discrepante do natal russo para o natal brasileiro seja o dia em que se é celebrado. A Rússia comemora o Natal de acordo com o calendário Juliano e não o gregoriano e por isso a celebração acontece no dia 07 de janeiro e não 25 de dezembro.
Na véspera do natal russo as pessoas jejuam até que a primeira estrela surja no céu, momento em que podem finalmente apreciar a ceia. 

Em algumas casas russas a antiga tradição de se manter a porta aberta para que os visitantes e peregrinos possam entrar e também aproveitar a festa ainda é mantida.

Se você estiver na Rússia nesse período e quiser dizer “Feliz Natal” diga (ou tente dizer) “Счастливого Рождества”.

Polônia

 Nada de carne vermelha na ceia natalina na Polônia! Por lá a tradição diz que o prato principal sempre deve ser peixe servido com sopa de cogumelos como acompanhamento, pães, doces de mel e uma torta de sementes de papoula.

Um costume bastante presente até os dias de hoje é que apenas a dona da casa e anfitriã pode se levantar para servir os pratos depois que toda a família já se sentou è mesa.

A comemoração do Natal é feita nos dias 24 e 25 de dezembro, assim como no Brasil, mas a celebração em homenagem ao Papai Noel e a troca de presentes é feita bem antes, logo no início do mês. Em 06 de dezembro é celebrado dia de São Nicolau, personagem que serviu de inspiração para a criação da lenda do Papai Noel, e dia em que os presentes são trocados na Polônia.

Apesar de celebrarem o dia 24, a refeição mais importante de Natal na Polônia é o café da manhã do dia 25. Esse desjejum é muito festivo e toda a família deve estar presente para celebrar a refeição.

Se você estiver na Polônia nesse período e quiser dizer “Feliz Natal” diga “Boze Narodzenie”.

Portugal

 Como não poderia deixar de ser, o prato é o bacalhau. Por lá todas as mesas das ceias portuguesas devem ter algum prato feito com o bacalhau que pode ser assado, cozido em natas, desfiado, com ovos e azeitonas e por aí vai... o importante é não faltar este importante ingrediente na mesa.

Outro prato também apreciado e que serve como acompanhamento para o bacalhau é o arroz de polvo. Para encerrar a ceia, deliciosas rabanadas estão sempre presentes para fazer a alegria e adoçar a noite de todo mundo.

Mas essa não é a única sobremesa da ceia de natal portuguesa não! Um prato clássico e muito típico de lá é o bolo-rei, uma espécie de pão recheado com frutas frescas, secas e cristalizadas e que leva um pequeno presente dentro. O brinde dentro do bolo-rei é normalmente uma fava seca e a conta a lenda que quem achar tem sorte o ano todo! O bolo-rei é facilmente reconhecido pela cobertura feita com muitas frutas coloridas por cima.

Outro costume muito importante é que, assim como na Polônia, o café da manhã do dia 25 é um dos rituais essenciais e característicos do Natal Português. A refeição tem um valor tanto grande quanto à própria ceia do dia anterior e neste dia deve-se colocar uma cadeira vazia na mesa enquanto todos tomam o café para homenagear os membros da família já falecidos.

Se você estiver em Portugal nesse período e quiser dizer “Feliz Natal” diga “Boas Festas”.

 

Muito bacana conhecer as tradições e costumes que envolvem o Natal em outros países do mundo, não é mesmo?

E para este ano decidi então comemorar o Natal aproveitando todas essas curiosidades para criar algo diferente! Achei muito interessante o fato do café da manhã do dia 25 ser tão importante para os poloneses e portugueses e embarquei nessa ideia para criar a receita de hoje.
Quis preparar algo que pudesse ser servido no café da manhã para acompanhar um café quentinho e começar o dia de Natal cheio de carinho e afeto e inspirada nisso e nas frutas usadas no bolo-rei português criei uma TARTELETE DE FRUTAS TROPICAIS linda e deliciosa para o café da manhã natalino aqui em casa!

Tartelete de frutas tropicais

As tarteletes nada mais são que tortas doces feitas em tamanhos menores. O resultado final é uma tortinha servida individualmente que pode ser apreciada por inteiro em poucas mordidas.

E já que era para ser diferente, por que não fazer o serviço completo e montar uma bandeja de café da manhã especial de Natal?!
Para criar uma apresentação incrível para servir a minha tartelete natalina escolhi a coleção Spruce (Christmas) da Michel Design Works. A coleção é simplesmente apaixonante e repleta de desenhos de pinheiros, frutas e especiarias características de Natal. Os produtos vão desde bandejas para serviço, bowls e travessas até guardanapos, trilhos de mesa e até mesmo sabonetes e velas!

Trilho Sprucebandeja SpruceTravessa Spruce

A Michel Design Works é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade e os produtos são de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.

Escolhi o trilho de mesa, o guardanapo e a bandeja da marca para compor meu café da manhã e o resultado ficou incrível!

Que tal você também se inspirar com essa ideia e aproveitar esses lindos produtos para preparar um café da manhã de Natal todo especial para quem você ama?

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 100 gramas de manteiga sem sal
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de leite
  • Sal
  • 100 gr de chocolate branco
  • 100 gr de creme de leite
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 1 gema
  • Banana
  • Morango
  • Mirtilos
  • Manga
  • Framboesa

MODO DE PREPARO

Misture o trigo com o açúcar e uma pitadinha de sal. Adicione a manteiga cortada em cubinhos, o ovo e o leite. Misture tudo muito bem até que tenha formado uma massa homogênea.

Abra a massa em formas pequenas com fundo removível e vá apertando bem para que preencha todo o fundo de laterais das formas.

Fure a massa com um garfo e leve ao forno pré aquecido a 220º por aproximadamente 30 minutos, ou até que esteja dourada.

Enquanto a massa assa, prepare o recheio derretendo o chocolate branco em banho-maria e após juntando o creme de leite, a baunilha e a gema. Misture bem e reserve. Retire a massa assada do forno, despeje o recheio e leve novamente ao forno, mas dessa vez a 180ºC e por aproximadamente 25 minutos. Deixe a torta já recheada esfriar e então cubra utilizando as frutas tropicais.

RENDIMENTO

4 tarteletes

DICA

Essa é uma forma delicada de apresentar sua torta, mas se não tiver as formas pequenas pode fazer tranquilamente a mesma receita usando uma forma grande de fundo removível. Na hora de servir corte uma fatia com uma faca bem afiada e também ficará linda.

Aproveite outros itens para compor sua bandeja como enfeites natalinos e velas.

E aí, gostou da receita? Você pode conferir a receita completa com fotos no blog da Bruna Calderon.

Para conhecer toda a linha Christmas da Michel Design Works, clique aqui.